Centro de Educação Infantil do Travessão conquista prêmio destaque em Congresso Internacional da Unitau

O CEI Professora Regina Célia Santos Chapira Blaustein, localizado no bairro do Travessão, em Caraguatatuba, recebeu o prêmio destaque do 11º Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (Cicted), no Encontro de Iniciação Científica (Enic), categoria Baby, realizado pela Universidade de Taubaté (UNITAU).

O trabalho “FLIC: As belezuras literárias na Educação Infantil”, premiado nesse congresso, foi feito em forma de artigo científico, elaborado pela professora Tatiana Dias; a coordenadora pedagógica e mestra em Educação, Camila Pimentel; a agente de apoio escolar, Fabiana Vieira Guimarães, com a colaboração da aluna Sophia Siqueira Viana do Maternal 2A.

“Este ano, o autor que trabalhou para a Feira Literária de Caraguatatuba (FLIC), realizada em setembro, no segmento Educação Infantil, foi Ilan Brenman. Além da leitura dos livros, houve práticas desenvolvidas com dança, pintura em tecido, pintura em papel, construção de personagens em material reciclável. Propus à Tatiana e à Fabiana, construirmos um artigo científico, a partir da experiência vivenciada para a FLIC, que foi prontamente atendida. Fizemos e inscrevemos o artigo e o resultado não poderia ser melhor: fomos premiadas”, contou a coordenadora pedagógica.

De acordo com Fabiana Guimarães, esse ano, o Maternal chegou à marca de 100 livros lidos. Dois, porém, foram mais trabalhados para a FLIC: “Gabriel, já para o banho” e “O que cabe num livro?”. A educadora contribuiu com entusiasmo registrando relatos das crianças para o artigo.

“Foi a primeira vez que participei de um projeto como esse e estou animada para os próximos”, declarou Guimarães.

A co-autora, Tatiana Dias, também ressaltou a parceria entre educadores e alunos nesse processo.

“No artigo, contamos sobre nossas vivências e o desenvolvimento da FLIC no decorrer do ano com as crianças, que tiveram acesso a diversas obras do autor Ilan Brenman. Com as crianças e a equipe de educadores Donato, Fabiana e Tamara, realizamos a construção da nossa exposição referente ao nosso livro central “O que cabe num livro?”, também produzimos uma apresentação musical realizada no Shopping Serramar. Foi muito gratificante participar deste Congresso e ver as crianças Sophia Siqueira Viana e Juan Pablo da Silva Nascimento Mendes, falando sobre as experiências vivenciadas por elas, por meio do nosso trabalho pedagógico que, sem dúvidas,   resultou em um aprendizado significativo para todos”, afirmou Dias.

A coordenadora pedagógica acrescentou ainda que essa atividade, sobretudo, ressaltou como é importante a literatura na Educação Infantil para a promoção de aprendizagens significativas, o aumento do repertório de palavras. Durante todo o processo da FLIC, as crianças exerceram protagonismo, tiveram lugar de fala e escutaram seus colegas. As crianças ampliaram seus repertórios literários, fato este percebido pelas identificações das personagens dos livros presentes nas exposições das outras turmas e conhecimentos que demonstraram sobre as histórias lidas pela professora.

“Creio que por meio desse artigo, tenhamos conseguido mostrar à comunidade acadêmica, a potência das produções das crianças, sobretudo, a importância da literatura na Educação Infantil que atenda aos desejos e as demandas dos pequeninos discentes, conduzindo-os a aquisição de uma aprendizagem coletiva, individual e significativa. É importante ressaltar que as experiências relatadas no artigo é fruto do trabalho de toda a equipe do maternal 2 A”, acrescentou Pimentel.

A premiação ocorreu no auditório da Engenharia Civil da Universidade de Taubaté, no dia 22 de novembro. Estiveram presentes as autoras Camila Pimentel, Fabiana Guimarães e a diretora da unidade escolar, Gildete Cacique Costa Leandro, e as crianças, Sophia Siqueira Viana e Juan Pablo da Silva Nascimento Mendes.  A solenidade foi transmitida pela TV Unitau.