Prefeito de Caraguatatuba abre Operação Verão Municipal e apresenta Guarda Civil Municipal

Um desfile das forças de segurança e fiscalização da Prefeitura de Caraguatatuba marcou, nesta segunda-feira (19), o início da Operação Verão Municipal 2022/2023. Uma das novidades foi a apresentação do efetivo de 66 agentes da Guarda Civil Municipal, que entra em operação oficialmente nesta semana.

O prefeito Aguilar Junior disse que o objetivo da apresentação é mostrar à população de Caraguatatuba que a cidade está preparada. “Nos preparamos para manter a ordem e hoje foi um dia especial com a apresentação das equipes de fiscalização, de limpeza e de segurança. A cidade unida nos faz um  município cada vez mais próspero”.

Ele destacou, ainda, que a partir da próxima semana, a estimativa é dobrar o número de pessoas, entre turistas e veranistas que vão estar na cidade. “Quero agradecer o apoio das mais diversas forças de segurança, em especial a tão sonhada e esperada Guarda Civil Municipal”.

Além disso, Aguilar Junior observou que a Operação Verão Municipal tem por objetivo contribuir com as ações da Polícia Militar, que também iniciou hoje a sua Operação Verão.

O secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Marcel Giorgeti, destacou a primeira turma da Guarda Civil Municipal, corporação que chegou para somar no verão, junto com os agentes de trânsito.

Além da Guarda Civil, o lançamento da Operação Verão Municipal contou com o desfile das viaturas das secretarias que serão imprescindíveis nessa temporada, entre elas, Serviços Públicos (limpeza de ruas, praias e coleta de lixo); Urbanismo e Fazenda (fiscalizações nas praias e comércio em geral); Vigilância Patrimonial (monitoramento dos próprios públicos); Procon (fiscalização dos abusos de preços nos comércios); Saúde (reforço dos atendimentos de urgência e emergência e a Vigilância Sanitária com a fiscalização do comércio); e SAMU (reforço no atendimento de ocorrências e acidentes).

Participaram ainda do desfile a Sabesp (com caminhões de abastecimento de águas), Corpo de Bombeiros (veículos de atendimento de ocorrências), Grupamento de Bombeiros Marítimos (com os Guarda-Vidas Temporários), Polícia Militar Ambiental (com equipe de fiscalização) e Polícia Científica (para atendimento de ocorrências).