Prefeitura forma 4ª turma da Guarda Mirim de Caraguatatuba e mais de 200 jovens passam pelo projeto

A Prefeitura de Caraguatatuba formou na última sexta-feira (16), a 4ª turma da Guarda Mirim. Um projeto que contribui para formação profissional e cidadã de adolescentes. A cerimônia foi realizada no Teatro Mario Covas com a participação de 47 alunos.

O curso de formação iniciou no mês de abril com turmas nos períodos da manhã e tarde. Ao longo do ano, foram realizadas atividades socioeducativas, com capacitação profissional, noções de hierarquia, disciplina, ordem unida, primeiros socorros, legislação, ética profissional e cidadania, entre outros. Além do caráter educativo e de promoção da cidadania, a qualificação tem como objetivo preparar os jovens para ingressarem no mercado de trabalho.

Participaram da formatura o prefeito Aguilar Junior; o presidente da Câmara, Tato Aguilar; o comandante do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba, capitão Newton Kruger; a secretária de Educação, Márcia Paiva; e o diretor do projeto, Daniel Ribeiro de Souza.

Em seu discurso, o diretor Daniel destacou o projeto como uma iniciativa para o bem das futuras gerações. “Vocês são muito importantes para juventude de Caraguá. Coloquem tudo que aprenderam em prática e sempre se lembrem do grito de guerra e do brasão; lutem e continuem fortes para encarar o mundo lá fora. Parabéns!”.

O prefeito Aguilar Junior disse ser um momento emocionante formar jovens com princípios e valores que serão multiplicadores aos amigos e família. “Este projeto está de 2016 no meu plano de governo e entregar ações que partilhei anos atrás me dá muito orgulho. E por estar prefeito posso entregar serviço público que faz diferença na vida das pessoas e deixar esse legado: o prefeito que mudou a vida das pessoas. Nunca percam esses princípios, continuem defendendo os valores da família e morais e levando nossa cidade no peito”, ressaltou.

A nova Guarda Mirim, Giovana Gonzaga Leite, de 18 anos, moradora do Perequê-Mirim conta que foi uma experiência incrível. “Nunca acreditei que teria essa oportunidade de vida. Com certeza vai abrir muitas portas pra mim e sei que tenho um futuro promissor. Explicar a Guarda para quem está de fora é impossível, mas pra quem está dentro é desnecessário. É além de uma experiência, é uma vida. Foi o melhor que eu esperava”, relatou.

Já Rafael da Silva Faria, de 17 anos, morador do Travessão, explica que mesmo com todas as regras e hierarquias do curso, se sentiu em um ambiente familiar. “Daqui pra frente vou trabalhar, me dedicar e ajudar os próximos aspirantes com minha experiência. A Guarda Mirim é inexplicável”.

A Guarda Mirim foi regulamentada em 2018 para contribuir com a formação profissional e cidadã dos adolescentes. Desde seu início, o projeto já formou 208 jovens e encaminhou 140 para vagas de Jovem Aprendiz, em diversos setores das secretarias municipais. Durante a formação, os ‘Aspirantes a Guarda Mirim’ recebem uniformes, vale transporte e refeições.