Aumento de casos de Covid reforça importância da vacinação em Ubatuba

Os casos de Covid-19 voltaram a crescer em todo o país e Ubatuba, somente no mês de dezembro, já soma 679 confirmações da doença e dois óbitos registrados. Os dados da Covid são divulgados semanalmente pela Vigilância Epidemiológica (Viep) da cidade e o último boletim informativo publicado nesta terça-feira, dia 20, mostra que o município soma desde o início da pandemia em 2020, um total de 17.086 casos.

O informativo revela ainda que duas pessoas estão internadas em leitos de enfermaria com Covid e outros 41 exames aguardam resultado. Com o aumento de casos e a chegada do período de festas de fim do ano, a Secretaria Municipal de Saúde tem solicitado à população que completem o esquema vacinal contra a Covid.

No último dia 10, o município ampliou a vacinação da 4ª dose para todas as pessoas maiores de 18 anos e disponibilizou também uma equipe da saúde para realizar a imunização de profissionais do comércio e quiosques da cidade.

A secretária adjunta de Saúde, Tatiana Mansur, ressalta que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município realizam a imunização contra a Covid conforme calendário de vacinação disponibilizado no site da Prefeitura de Ubatuba. “Chegamos a mais uma temporada de verão e a vacinação é a forma mais eficiente de prevenir complicações da Covid. Pedimos a todos que procurem por uma UBS e completem a imunização para aumentar a proteção contra o vírus”, explicou a adjunta.

Vacinação

Em Ubatuba foram aplicadas até o dia 20 de dezembro, 221.900 doses da vacina contra a Covid. Desse total, foram 88.498 da primeira dose; 2.245 dose única; 76.761 segunda dose; 39.779 terceira dose; 14.527 quarta dose; e 90 quinta dose.