Campanha ‘Caraguá Feliz em Preservar’ alia ações de conscientização ambiental e limpeza de costeiras

Com objetivo de orientar munícipes e turistas para medidas conscientes neste verão, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca preparou ações aliadas à campanha ‘Caraguá Feliz em Preservar – Vamos cuidar das belezas da nossa cidade’.

Com foco na educação ambiental e limpeza de costeiras, as ações contarão com o apoio de colaboradores e agentes da própria secretaria. A ideia é conscientizar sobre a melhor forma de visitar as praias e pontos turísticos, gerando o mínimo impacto social e ambiental.

Também tem o intuito de informar sobre diversos projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Caraguatatuba como os Ecopontos, as bituqueiras, caçambas e lixeiras disponibilizadas em diversos locais da cidade, além de outros serviços como a limpeza diária das orlas das praias e a coleta de materiais recicláveis.

A preservação e a boa convivência são dois dos pilares que motivaram a campanha para essa temporada de verão 2022/2023.

De acordo com a pasta, as equipes iniciarão as atividades no dia 28 de dezembro e seguirão até o dia 22 de fevereiro, atuando de norte a sul de Caraguatatuba.

A limpeza das costeiras contemplará o Mangue e orla do Camaroeiro, Mirante Por do Som, leito do Rio Juqueriquerê, Rio Santo Antônio, Rio Guaxinduba e Rio Lagoa, além da Prainha, Canto Bravo, Martim de Sá, Praia da freira, da Tabatinga, Mococa, Cocanha e Capricórnio.

Já o grupo voltado à educação ambiental atuará também na Praia do Centro, Indaiá e Praça dos Artesãos.

Os colaboradores receberão camisetas de identificação e os artistas que estarão fazendo apresentações de educação ambiental terão crachás com QR Code que direciona para as páginas da Secretaria de Meio ambiente e o endereço do Instagram e Facebook da Prefeitura.

As páginas direcionadas terão mais informações sobre a coleta e ações voltadas para a preservação.

A campanha também contará com banners de conscientização e disponibilização de sacolas para levarem os lixos da praia e destinarem nos locais corretos.

Para o secretário de Meio Ambiente, Leandro de Oliveira Caetano, essa temporada é uma das mais aguardadas pela administração pública, e todos os preparativos são feitos para que seja aproveitada da melhor forma, com respeito e conscientização.

A Prefeitura pede que todos colaborem ao jogar o lixo no lugar correto, separar os recicláveis e aproveitar as belezas da cidade de forma consciente.