Prévia do Censo 2022 mostra Caraguatatuba com mais de 132,5 mil habitantes

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou mais uma prévia do Censo Demográfico 2022 na última quarta-feira (28/12).

Até o momento, a coleta contabilizou 132.558 habitantes em Caraguatatuba. O total representa um aumento de 31.718 moradores em relação ao Censo de 2010, perfazendo um acréscimo de 31,45% no número de habitantes do município. Caraguá ainda lidera o ranking populacional do Litoral Norte e é a 7ª cidade mais populosa da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

A divulgação cumpre a legislação que determina o fornecimento anual o cálculo da população de cada um dos 5.570 municípios do país ao Tribunal de Contas da União (TCU). As informações servem para o cálculo de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), feita de acordo com o número de habitantes de cada cidade brasileira.

O instituto finalizou a coleta de dados em 97,2% dos 396 setores censitários de Caraguatatuba. No município restam apenas 2,8% dos setores censitários para serem visitados pelos recenseadores.

O IBGE segue com o Censo Demográfico 2022 durante o mês de janeiro, em todo território nacional. A coleta de dados estatísticos da população brasileira encerraria no dia 31 de outubro, mas o instituto estendeu a contagem em razão do déficit de recenseadores.

A cobertura do Censo 2022 em Caraguatatuba envolve 141 recenseadores, dois de agentes censitários municipais (ACM) e 10 agentes censitários supervisores (ACS) para as regiões Sul, Central e Norte, distribuídos em dois Postos de Coleta do IBGE. A Prefeitura de Caraguatatuba cedeu os espaços para o gerenciamento da operação censitária no município.

Em todo o Brasil, o IBGE conta com 60.611 recenseadores, o equivalente a 33,1% das vagas disponíveis para a função. Desde 1º de agosto, 207.750.291 de brasileiros foram recenseados. A estimativa do instituto é que a população brasileira gire em torno de 215,4 milhões de habitantes no momento.

É possível verificar a identidade do recenseador pelo site Respondendo ao IBGE ou pela Central de Atendimento ao Censo 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do agente. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula e/ou CPF do recenseador. O QR Code do crachá do profissional também direciona para o site Respondendo ao IBGE.

As informações obtidas no Censo Demográfico 2022 atualizam dados de todo o Brasil, fornecendo suporte a políticas públicas, decisões empresariais, e atualizando os cálculos dos Fundos de Participação Municipal e Estadual.  Os resultados definitivos estão previstos para serem divulgados ao longo de 2023.