Propriá (SE) completa 222 anos nesta quarta-feira (7)

Nesta quarta-feira (7) o município sergipano de Propriá, localizado na região Baixa do Rio São Francisco, completa 222 anos de história. A cidade, situada a 98 km da capital Aracaju, foi fundada em 1802. Propriá teve origem no início do século XVII, a partir de uma missão jesuíta para catequese dos índios. Por possuir uma privilegiada localização às margens do rio São Francisco, o município teve um rápido progresso. Em 05 de setembro de 1801, a cidade foi elevada a Freguesia à Vila e em 21 de fevereiro de 1866 elevada à categoria de cidade. 

A economia do município está relacionada ao comércio, à criação de gado para corte e produção de leite, à pesca de peixe e à criação de camarão em viveiros. Segundo dados do IBGE, o PIB da cidade é de cerca de R$ 554,3 milhões, sendo que 53,1% do valor adicionado advém dos serviços. Na sequência aparecem as participações da administração pública (33,6%), da indústria (10,3%) e da agropecuária (2,9%).

Propriá também se destaca pelo turismo. Conhecida como a princesinha do São Francisco, o rio é fonte e cenário da vida cultural da cidade. Destaque para a Orla Ribeirinha, a praia da Adutora, a Praça Dom Antônio Cabral, o Obelisco, a Igreja Matriz de Santo Antônio, a Ponte Sobre o Rio São Francisco — os casarões, a casa de azulejos portugueses dentre outras. 

Para a comemoração do aniversário, a prefeitura da cidade preparou uma programação especial. A comemoração inclui missa de ação de graças na Igreja do Rosário e shows na Orla Ribeirinha. A programação completa está disponível nas redes sociais da prefeitura de Propriá.

 

Pixel Brasil 61